"É o auge da união da loucura e da sabedoria. como esclarecer isto? É evidente que é o problema que afrontamos na nossa vida, e não existe nenhuma chave que permita encontrar uma solução exterior ou superior. O amor traz, precisamente , esta contradição fundamental, esta co-presença da loucura e da sabedoria. (...)
O amor possui em si o sentimento de verdade, mas o sentimento de verdade está na origem dos nossos erros mais graves. Quantos infelizes se iludiram sobre a "mulher da sua vida", o "o homem da sua vida"!(...)
É por isso que o amor talvez seja a nossa religião mais verdadeira e, ao mesmo tempo, a nossa doença mental mais verdadeira. Oscilamos entre estes dois pólos tão reais um como o outro. Mas, nesta oscilação, o que há de extraordinário é que a nossa verdade pessoal é revelada e trazida pelo outro. Ao mesmo tempo, o amor faz-nos descobrir a verdade do outro."
Edgar Morin
Amor, Poesia e Sabedoria, Instituto Piaget
4 comments:
Não saberei dizer se a Verdade se compatibiliza com a Sabedoria mas estou convicta de que esta, ( a Sabedoria), a persegue.
Também não sei se o Amor se compatibiliza com ambas ,mas certamente que nasce da consciência ou intuição do efémero que sempre acaba por nos ligar à Vida, adiando o mais possível o inevitável encontro com a Outra: a Morte. E assim, como dizia o Poeta," Nos vamos da Lei da Morte libertando".
O ideal seria essa compatibilidade entre Saber e Verdade. Mas pelo menos, como diria o Pai Aristóteles, já vale a pena o Amor ao Saber/ Sabedoria, o que nós designamos por Filosofia.
Gostei do teu Blog!
Penso que é uma boa ideia para trabalhar com os alunos.
Luís Mourinha
Adorei o tema, parabéns ao Edgar Morin e a ti pela coragem de teres um blog só teu, continua, quero ver muitos mais temas.
beijinhos
Sandro
Caros Colegas: Obrigada pelo vosso incentivo para este café que só faz sentido sendo participado.
Post a Comment