20070511
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Caros aprendizes de filósofos: Criei este cafezinho para nos encontramos e trocar umas ideias sobre alguns temas que fazem de nós seres pensantes... O objectivo é facilitar a comunicação entre todos aqueles que gostem de pôr em actividade os seus neurónios nas questões, reflexões e provocações filosóficas...atrevam-se...
3 comments:
O Calvin tem razão. Cuidado! As máquinas foram feitas para facilitar a vida do homem (e para serem controladas). Ainda vão ser elas a controlar-nos, caso não não se tenha cuidado.
Luís Mourinha
A pedido da stora Marina aqui vai o textinho: A ciência contemporânea pode estar a transformar-se numa nova forma de religião, não falemos então de religião,falemos de 'dogmatismo científico. O que faziamos na Idade Média com os padres ( conselhos, rezas...)fazemos hoje com os nossos cientistas em que há a ideia de que tudo o que é cientificamente comprovado é dado como certo, infalível e verdadeiro.Estamos a 'sacralizar' o papel da cìência e coloca-se a pergunta 'Não será ela também uma obra humana?
Assim a ciência, não existindo em estado puro está sempre relacionada com a época e com condicionalismos histórico-naturais, não quer dizer que testado/ comprovado cientificamente seja sinónimo de verdade absoluta,para haver objectividade na ciência o ciêntista tem que mostrar pelo trabalho um certo desinteresse entendido como uma qualidade de modo a que este não transpareça para o seu trabalho alguma subjectividade.A ciência com a sua pretensão objectivista pode cair sim num dogatismo científico se dogmatismo é a tendência para afirmar sem discutir caimos então numa contradição das próprias caracteristicas de ciência (actividade crítica, imaginativa, livre de dogmas)
Tornamos a ciência comparativa á religião, os dogmas (leis inquestionáveis) da ciência comparar-se-ão aos dogmas da religião.
Sacralizando o papel da ciência, hoje em dia tudo o que é considerado conhecimento é considerado conhecimento real e certo. [ já fora deste texto e viajando pelos pensamentos e reflexões, posso dizer mais..o grande problema de hoje em dia se desvalorizar tanto a filosofia e se achar que é a disciplina 'que não serve para nada' é o reflexo de toda a sociedade, filosofia não é falar sobre o nada, é falar sobre coisas que existem mas que as pessoas não as querem ver, não nos esqueçamos que a filosofia é a mãe de todas as outras ciências, epistemólogos, existencialistas, kantianos, estão todos juntos pelo mesmo, pela sede de saber, de progredir.A nossa filosofia e os nosso pensamentos é o melhor que há em nós, o cerebro é o instrumento mais maravilhosoque existe usemo-lo bem..já agora que já me alonguei demasiado vou deixar um textinho também de Beatriz Camelo que diz o seguinte "Se você é um filósofo que não consegue enxergar o que existe de vivo além dos livros e dos pós das bibliotecas, viva mais a filosofia, talvez um dia quem sabe, ao invés das citações dos mortos, você seja capaz de citar também o que esta dentro de você".
BEM HAJA CAFÉ DOS FILOSOFOS!
Eunice: obrigada pela sua contribuição para o nosso café e espero que seja a primeira de muitas contribuições suas de reflexão filosófica, não só no mundo virtual como também no jornal da Escola Alfredo da Silva.
Adorei a última frase, porque afinal a filosofia é feita por nós e sobre nós...
Post a Comment